19 julho, 2010

Rosete


Significado do nome Rosete: DIMINUTIVO FRANCÊS DE ROSE

Hoje o mundo ficou mais pobre para mim... Partiu a pessoa especial que me ensinou e me mostrou que o mundo é de todos e temos de ter consciência disso. Foi com ela que aprendi a tricotar e a crochetar (a imagem é uma rosa em homenagem ao nome dela e em crochet, porque era o que mais adorava fazer), porque tinha muito mais piada fazer as roupas das bonecas que as comprar, graças a ela todas as muitas bonecas tinham vestidos feitos à medida delas, camas com lençóis de "verdade" e colchas de rosetas que eram verdadeiras obras de arte. Ensinou-me que se estimarmos todas as nossas coisas elas duram mais tempo e dessa forma outras pessoas as poderão herdar, como era o exemplo da roupa, dos livros da escola, dos brinquedos. O que não era útil para nós, seria com certeza para outros. Ou que as nossas coisas, poderiam ser transformadas noutras. Adorei quando percebi que de várias meias velhas ela criava bolas maravilhosas e ficava deslumbrada com todo o processo, que bom que era vê-la fazer do velho novo. E que as caixas de sapatos, forradas com papel ou tecido, davam excelentes divisórias na arrumação das gavetas das meias e das cuecas... enfim, memórias não me faltam. Obrigada Rosete!
Vou lembrar sempre a energia e a vivacidade com que encarava a vida e todas as histórias maravilhosas que tinha sempre para me contar, um "dizer", uma lenda, uma piada,uma verdadeira caixinha de surpresas, que não se esgotava. Nunca me deixou sem uma história e sempre diferentes. Aprendi muito.
Acima de tudo fica a mensagem dela: Não podemos mudar o mundo...mas podemos e devemos reflectir sobre as nossas atitudes no mundo.
Este post é dedicado a ela, à força dela, à forma como despertou a minha consciência ecológica e como me ensinou a importância se ser solidário e cooperante.

Um comentário:

ma.du.ca. disse...

oi visite o meu blog de design e meio ambiente, obrigado.